A unidade promoveu palestras com orientações sobre a adoção de práticas seguras, no cuidado para evitar eventos adversos.
No dia 1º de abril se comemora o Dia Nacional da Segurança do Paciente. A data foi instituída pelo Ministério da Saúde (MS) em 2013, com a pretensão de conscientizar e reforçar a cultura de segurança do paciente em todos os níveis de assistência.
No Hospital Regional de Paraíso do Tocantins (HRPT) foram realizadas palestras para conscientizar profissionais de saúde, gestores, pacientes e acompanhantes sobre a importância da adoção de práticas de segurança dentro dos serviços de saúde.
“Os incidentes e eventos adversos infelizmente ainda representam uma alta taxa de mobimortalidade em todo o mundo. Todos os profissionais de saúde, pacientes e acompanhantes precisam ter a consciência de que eles podem e devem contribuir para um cuidado seguro. O Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) reconhece que o paciente engajado no seu cuidado contribui de forma efetiva na prevenção de incidentes, pois o próprio paciente ou seu acompanhante pode sinalizar o risco, e junto com a equipe de saúde criar barreiras e medidas de prevenção”, disse a enfermeira do NSP do HRPT, Maria Lúcia Alves Tavares de Almeida.
Já o enfermeiro da área de ortopedia do HRPT, Daniel Brito, disse que “a palestra de hoje foi de extrema importância, pois mostra a relevância do paciente e acompanhante na sua própria segurança, informando como essa prevenção segura pode evitar danos e prevenir situações que expõem o paciente a risco como quedas e lesão por úlcera de pressão”.
Após as palestras, que contaram com a interação entre os pacientes, os acompanhantes e as equipes de saúde, foram entregues folders explicativos e brindes.
Fonte: assessoria do governo do TO.