Como cuidar do meio ambiente no dia a dia? Aprenda dicas simples para separar e destinar corretamente seu lixo

Saiba como contribuir para um mundo mais limpo e sustentável, separando e destinando corretamente seu lixo, reduzindo o consumo de produtos descartáveis e evitando o descarte nas ruas. Participe da campanha #DiaResíduoZero e faça sua parte!

O Projeto Resíduo Zero, que lançamos há cinco anos, é um passo importante para responder ao pedido de ajuda da natureza”, disse Sua Excelência Emine Erdoğan. “A abordagem Resíduo Zero cresceu ao longo dos anos – pessoa por pessoa, cidade por cidade e região por região – para se tornar um movimento global que se estende além das fronteiras de nosso país. Acredito sinceramente que esta data marcará o início de dias melhores para o mundo, nossa casa comum”.

Para marcar o Dia Internacional do Resíduo Zero, empresas, governos, organizações sem fins lucrativos e muitos outros estão realizando eventos no mundo tudo. Os eventos incluem sessões informativas para a comunidade, campanhas de coleta de lixo eletrônico e alimentos, desfiles de moda, exposições de fotos e conferências.

O Presidente da Assembleia Geral da ONU convocará uma reunião de alto-nível em Nova York para fornecer uma plataforma para a troca de experiências e histórias de sucesso dos Estados-Membros no desenvolvimento e implementação de soluções e tecnologias de gerenciamento de resíduos sólidos.

O PNUMA, inclusive através da One Planet Network, e o ONU-Habitat, realizarão campanhas e esforços conjuntos de divulgação na construção das observações do Dia Internacional do Resíduo Zero, em 30 de março de cada ano, para continuar a reunir apoio e ações sobre a importância do resíduo zero.

Participe da campanha #DiaResíduoZero

Sobre o Dia Internacional do Lixo Zero

O Dia Internacional do Resíduo Zero, realizado pela primeira vez em 30 de março de 2023 e mediado conjuntamente pelo PNUMA e ONU-Habitat, tem como objetivo conscientizar sobre a importância de ações por resíduo zero e das práticas responsáveis de consumo, produção e gestão de resíduos urbanos, contribuindo para alcançar o desenvolvimento sustentável.

A data pede reflexão sobre nossas práticas e a adoção de uma economia circular.

 Isso significa encarar a redução do uso de recursos e emissões ao meio ambiente ao longo de todo o ciclo de vida dos produtos como chave para enfrentar a tripla crise planetária da mudança climática, a perda e poluição da natureza, e colocar o planeta e a humanidade em um caminho para a saúde e prosperidade.

Mas como fazer isso no dia a dia?

Comece por separar corretamente seu lixo em casa, em recipientes específicos para resíduos orgânicos (restos de comida, folhas, etc.), recicláveis (papel, plástico, vidro, metal, etc.) e não recicláveis (fraldas, absorventes, etc.). Isso facilitará a coleta seletiva feita pelo poder público ou cooperativas de catadores.

Depois, pesquise se sua cidade tem pontos de coleta de materiais específicos, como pilhas, baterias, lâmpadas, eletrônicos e medicamentos vencidos. Esses materiais não podem ser descartados junto com o lixo comum, pois são altamente poluentes.

Outra dica é reduzir o consumo de produtos que geram muito lixo, como embalagens descartáveis, sacolas, copos e talheres de plástico. Opte por produtos duráveis, reutilizáveis e recicláveis.

Também é importante não descartar lixo na rua, em praças ou terrenos baldios, pois isso polui o ambiente, atrai animais e pode entupir bueiros, causando enchentes.

Se cada um fizer sua parte, podemos ajudar a construir um mundo mais limpo e sustentável. Faça sua parte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *