Em Goiânia, o Centro de Excelência do Esporte Arquiteto Eurico Godoi é um exemplo de investimento na área esportiva, que inclui o Estádio Olímpico Pedro Ludovico Teixeira, com capacidade para 13 mil pessoas.
A Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu esta data para destacar a importância do esporte como uma ferramenta para construir pontes entre as culturas e superar barreiras sociais, econômicas e políticas.
Em Goiânia, capital do estado de Goiás, o Centro de Excelência do Esporte Arquiteto Eurico Godoi é um exemplo de investimento na área esportiva. O complexo esportivo inclui quatro unidades especializadas em atender atletas desde a formação até a participação em competições.
O Estádio Olímpico Pedro Ludovico Teixeira, popularmente conhecido como Estádio Olímpico, faz parte do complexo esportivo e tem capacidade para 13.500 pessoas. Foi inaugurado em 1941 em um terreno doado pelo Goiânia Esporte Clube. O investimento para a construção do complexo foi de R$ 155 milhões e o estádio será administrado por uma organização social, que será contratada pelo governo em no máximo 60 dias.
A obra levou quatro anos para ser finalizada e foi anunciada pelo governador na época Marconi Perillo em seu terceiro mandato, com o objetivo de colocar o estado de Goiás na elite do esporte nacional. O Centro de Excelência do Esporte será um grande complexo olímpico e um dos maiores centros de apoio para preparação de atletas. O laboratório de capacitação e pesquisa Draulas Vaz permitirá que mais de 100 atletas fiquem internos no centro de excelência, que conta com acomodações modernas e espaços de treinamento para várias modalidades esportivas.
A celebração do Dia Internacional do Esporte para o Desenvolvimento e pela Paz é um lembrete da importância do esporte na promoção da paz mundial e no desenvolvimento das pessoas. Com iniciativas como o Centro de Excelência do Esporte em Goiânia, o Brasil mostra que está comprometido em investir na área esportiva e dar oportunidades aos atletas para que alcancem seus sonhos e representem o país nos eventos esportivos internacionais.