O sono é a porta que Deus abriu para o contato com seus amigos do céu, é o recreio após o trabalho enquanto espera o grande livramento a libertação final que deve restituir-nos ao seu verdadeiro meio.
Já dizia o velho ditado, quem cedo madruga Deus ajuda. Mas nem sempre devemos seguir a risca os velhos ditados. Existe o outro lado da história e ficar com sono o dia todo pode ser mais prejudicial à saúde do que possa imaginar. Portanto madrugue, mas, não prejudique seu bem estar.
De sonhar ninguém se cansa, porque sonhar é esquecer, e esquecer não pesa. “Assim como um dia bem aproveitado proporciona um bom sono, uma vida bem vivida proporciona uma boa morte”, já dizia o artista secular Leonardo da Vinci.
Sono e sonhos um natural e o outro sobrenatural. De acordo com o escritor Marcel Proust, o sono é como outra casa que poderíamos ter e onde deixamos a nossa, iríamos dormir.
Categorizados por Allan Kardec, no Livro dos Espíritos, como fenômenos de emancipação da alma, o sono e os sonhos são indicativos de que o espírito encarnado nunca está inativo ainda que mantido ligado ao corpo físico pelo períspirito.
Durante o sono apenas o corpo repousa, pois o espírito não dorme, aproveita-se do repouso do corpo e dos momentos em que a sua presença não é necessária para atuar isoladamente a ir aonde quiser no gozo então da sua liberdade da sua plenitude das suas faculdades. Em “O livro dos Espíritos”, encontramos as seguintes respostas; durante o sono a alma repousa com o corpo? Não, o espírito jamais fica inativo durante o sono os lianess que unem ao corpo se afrouxam e o corpo não necessita mais do Espírito então ele percorre o espaço e entra em relação mais direta com os outros espíritos.
Pelo sonho podemos saber que quando o corpo repousa o espírito permanece em vigília. Quando o homem dorme momentaneamente se encontra no estado que estará de maneira permanente após a morte, os espíritos que logo se desprendem na matéria ao morrerem tiveram sonhos inteligentes esses espíritos quando dormem procuram a sociedade dos que eles são superiores viaja, conversam e se instruem com eles, trabalham mesmo em obras que encontram concluídas ao morrer destes fatos de vez aprender uma vez mais a não ter medo da morte, pois, morreis todos os dias segundo a expressão de um santo.
Não vivemos entre dois mundos, um natural e sobrenatural, visível e invisível; vivemos em dois mundos; a janela que os separa Deus, através de Jesus, já a abriu reforça o pensador Davi Marcelo Galdino.
Muitos já vivenciaram conscientemente a projeção astral experimentando os assustadores efeitos da catalepsia projetiva, ou seja, paralisia do corpo durante o sono.
Essa pré-projeção natural acontece com todo mundo e nos leva além do nosso consciente e inconsciente. Sensação de imobilidade na cama, e que um terceiro ser assustador te persegue e você tem que correr mas, você não corre porque você está paralisado, de repente você acorda. Luzes apagadas, pupilas dilatadas, você deitado, o inimigo ri ao seu lado. Paralisado, coração acelerado, imóvel você grita calado assustado, corre parado aterrorizado, um anjo macabro, um demônio, uma bruxa, um alienígena? Não importa o que seja, pois você está paralisado com muito medo em meio ao pesadelo. Essa é a sensação da paralisação do sono.
Conforme o neurologista Dr Sávio Nogueira Beniz, “O sono é um estado transitório irreversível com vários ciclos de duração em torno de 90 a 120 minutos variando entre o sono não REM e o sono REM (Rapid Eye Movement), que significa movimento rápido dos olhos”.
Continua a esclarecer que o primeiro ciclo é caracterizado por diminuição das atividades corporais tais como: pressão, temperatura e tônus. O segundo já está incremento das funções vitais do organismo como atividades cardiovasculares e cerebrais aumentadas. No sono REM é o momento no qual as atividades neurocorporais estão sendo reajustados devido ao aumento do fluxo sanguíneo cerebral produção e liberação de hormônios reguladores assim como a organização de memórias dos eventos vividos. A importância do sono passa a ser discutida novamente na sociedade atual em função da grande Gama de problemas relacionados à saúde trazidos pelo mau funcionamento deste, pois, ele é extremamente importante para manutenção da qualidade de vida ajudando o organismo a funcionar adequadamente durante suas longas horas de vigília”.
O especialista em neurologia explica que vários fatores regula o ciclo do sono-vigília entre eles processos circadianos regulados pelo núcleo de supraquiasmático anterior e hipotalâmico, processos homeostáticos determinados pela vigília anterior e processos ultradianos, os quais definem alternância entre sono REM e não REM.
Todos os três processos são importantes, mas, o ritmo circadiano da sociedade atual vem progressivamente agredido por alterações ambientais tanto de luminosidade como de temperatura. Mesmo essa característica sendo intrínseca dos mamíferos e regulados a nível hipotalâmico. Da mesma forma a homeostase passa também pôr agressões diárias tais como cansaço, estresse, fadiga e grandes horas de trabalho sem descanso, má condições de alimentação sedentarismo, poluição, barulhos entre outros fatores que alteram a temperatura corporal e liberação de hormônios níveis pressóricos e block micos. Por conseguinte os processos ultradianos acabam por serem envolvidos nessa desregulação e todo o desempenho do sono passa a ser prejudicada levando o indivíduo a múltiplos problemas de saúde.
Sendo assim, O Jornal O² traz com exclusividade através da entrevista com o neurologista Dr. Sávio Nogueira Beniz, uma explicação técnica “A homeostase seria o processo principal no qual o sono vem sendo alterado, na sociedade moderna atual assistência de problemas ambientais modificadores do planeta trazem distúrbios no indivíduo sendo uma soma, apenas um destes quando falamos em mau sono, não necessariamente a insônia, mas todo o complexo dos seus ciclos e capacidades regulatórias do organismo. A temperatura, a emissão de poluentes, o excesso de comidas processadas, o uso de conservantes entre outras modificam a termorregulação corporal e a homeostase”.
Continua a explicar sobre a importância das três fases do processo do sono ao sonho. “Na sociedade urbana é vital esse entendimento, pois há uma má qualidade de sono, ou seja, a falta de regulação causada pela diminuição do sono REM muda o cotidiano dos serviços prestados, o trabalhador fica mais irritado, não presta um bom serviço, faltas, desistências isso tudo aumenta o número de doenças neuropsiquiátricas, enfim, produz uma desarmonia no funcionamento social, como exemplo um motorista de ônibus cujo sono foi prejudicado pelo barulho na construção ao lado de casa ou tossiu a noite toda pela fumaça trazida de uma queimada não conseguirá desviar dos buracos e até mesmo coloca em risco a vida de vários passageiros devido à noite mal dormida, portanto é fundamental o entendimento de todo o planeta sobre as modificações ambientais e seu impacto na qualidade do sono,e, por conseguinte na manutenção de uma vida saudável em equilíbrio com meio ambiente”.
De acordo com o site uai.com. br o estudo do University Hospitals Case Medical Center em Cleveland, Ohio, mostrou que quem dorme pouco “tem mais sinais de idade na pele e recuperação mais lenta das agressões ambientais”, como radiação ultravioleta. Apresentado na International Investigative Dermatology Meeting em Edinburgo, na Escócia, a pesquisa foi encomendada pela Estée Lauder.
“Enquanto a privação crônica do sono foi ligada a problemas de saúde como obesidade, diabetes, câncer e imunodeficiência, seus efeitos na pele ainda eram desconhecidos”, disse a líder dos pesquisadores, Elma Baron.
Os riscos de uma noite mal dormida traz consequências como acidentes fatais ou deixar sequelas graves pelo resto da vida. Portanto, tenha sempre muito cuidado e atenção nos afazeres domésticos e cotidiano em geral junto a noites mal dormidas.
O estresse, a má alimentação, o sedentarismo é até mesmo as condições da cama, colchão, temperatura do ambiente e qualidade do travesseiro podem ser pontos agravantes para que uma pessoa tenha uma péssima qualidade do sono. Além disso, ultimamente os brasileiros têm recorrido cada vez mais ao uso de medicações, principalmente agora com a pandemia da COVID-19.
Especialistas afirmam que ter uma boa qualidade de sono ajuda a proteger o sistema imunológico e prevenir contra gripes e resfriados, além de ajudar a ter uma alimentação mais saudável e perder peso, porque regula os hormônios que controlam o apetite. O sono também determina o humor, podendo ajudar a evitar ansiedade, estresse, depressão e também turbina o sexo, favorece o tônus muscular, e o maior pique.
“Para além das olheiras e do aspecto cansado, a adrenalina, outro hormônio do stress, induz à compressão dos vasos sanguíneos periféricos que irrigam a epiderme, diminuindo a circulação do sangue no rosto e deixando a pele sem viço”. Portanto, cuidar da qualidade do seu sono também é cuidar da sua saúde podendo então aumentar a qualidade de vida e longevidade.
Fatos Interessantes
Júlio Rasec, tecladista da banda Mamonas Assassinas, e o vocalista Dinho, segundo a imprensa na época, teve um estranho sonho no dia anterior ao trágico acidente que chocou o Brasil no ano de 1996. Em vídeo gravado, o artista contou: “Essa noite eu sonhei assim… parecia que o avião caia, eu não sei”. Doze horas depois, a aeronave que transportava o grupo chocou-se com a Serra da Cantareira. (Fonte: TV Record)
O pastor e profeta Vinícius Iracet explica que “dependendo do grau de espiritualidade, a pessoa pode receber essa ajuda espiritual, lembrando que nem sempre ela vem de maneira clara. Isso acontece quando uma pessoa está precisando de algum direcionamento. Esse direcionamento depende muito da espiritualidade da pessoa. O sonho, neste caso, serve como um apoio para que ela possa enxergar a situação mais amplamente, assim podendo tomar melhores decisões”.
Outro fato muito interessante é da mulher que ganhou US$ 60 milhões na loteria devido o sonho com números que o marido havia tido. Deng Pravatoudom, 57, jogou na loteria usando uma combinação de números com as quais seu marido havia sonhado havia cerca de 20 anos. (fonte: site Isto É Dinheiro).