Siquerido do coração do Tocantins. Relembrando a trajetória de um homem que dedicou sua vida à construção de um novo estado e deixou um legado inestimável.
José Wilson Siqueira Campos, o visionário criador do Estado do Tocantins, nos deixou aos 94 anos, mas seu legado de luta e dedicação à política e à concretização de um sonho persistirá. Relembre a história deste grande líder, desde sua origem humilde até sua trajetória política marcada por desafios e conquistas. Uma homenagem ao homem que se orgulhava de ter dado vida a um estado.
Nascido em Crato, no interior do Ceará, José Wilson Siqueira Campos enfrentou desde cedo as adversidades da vida. Aos 13 anos, perdeu a mãe e, diante das dificuldades, viu-se obrigado a viver nas ruas e tornar-se seringueiro no Amazonas. Sua jornada o levou até Colinas, no antigo norte de Goiás, onde iniciou sua carreira política, eleito vereador pela extinta Arena em 1965.
A partir daí, Siqueira não parou de trilhar sua história política. Em 1971, foi eleito deputado federal, cargo que ocupou por cinco mandatos. Porém, seu coração ansiava por algo maior: desmembrar o norte de Goiás e dar vida a um novo estado, o Tocantins.
Ousado e visionário, Siqueira Campos imaginou um grande território pouco povoado, entre a Amazônia, o Cerrado e a Caatinga, transformado em uma unidade federativa independente. Seu esforço e dedicação foram recompensados quando a emenda que criava o Estado do Tocantins foi aprovada. Em seguida, em 1989, ele se tornou o primeiro governador do novo estado, para um mandato de dois anos.
A paixão de Siqueira pelo Tocantins era evidente, e sua liderança cativou o povo tocantinense. Em 1995, assumiu novamente o cargo de governador, exercendo-o até 2003. Seu retorno ao governo aconteceu em 2011, quando foi eleito para o quarto mandato desde a criação do estado.
Nesse período, Siqueira Campos empreendeu esforços incansáveis para promover o desenvolvimento econômico e social do Tocantins, deixando um legado de realizações. Infelizmente, seu quarto mandato não foi concluído, pois renunciou em 2014, abrindo caminho para que seu filho buscasse uma vaga no Legislativo.
Ao longo de mais de meio século de vida política, Siqueira Campos também enfrentou desafios e polêmicas. Uma denúncia sobre aplicações irregulares de mais de R$ 1 bilhão da previdência estadual foi feita pelo Ministério Público, lançando sombras sobre sua trajetória. Entretanto, seu legado como criador do Estado do Tocantins e sua incansável dedicação à política e ao povo serão sempre lembrados.
José Wilson Siqueira Campos, o homem que tinha orgulho de ter dado vida ao Tocantins, partiu, mas seu espírito idealista e sua visão de um estado próspero e independente permanecerão vivos na memória de todos os tocantinenses e brasileiros.
Veja mais…
Eduardo Fortes solicita alteração de nome da ponte da Amizade e Integração para Siqueira Campos
O deputado Eduardo Fortes apresentou em sessão ordinária na manhã desta quinta-feira, 06, projeto de Lei que solicita alteração do nome da Ponte da Amizade e Integração Fernando Henrique Cardoso, para Ponte GOVERNADOR JOSÉ WILSON SIQUEIRA CAMPOS.
Decreto acrescenta nome do ex governador Siqueira Campos ao Palácio Araguaia.
O palácio Araguaia é atualmente a sede do poder executivo e a partir de agora conforme a Lei número 4.201 o Palácio Araguaia que está localizado na capital de Tocantins, Palmas denomina-se Palácio Araguaia José Wilson Siqueira Campos a partir da sua publicação no Diário Oficial do Estado do Tocantins.
Todas as referências ao Palácio Araguaia a partir de agora, como, documentos oficiais, placas comunicações e atos governamentais passam a utilizar o nome completo do Palácio
Siqueira lutou pela criação do Estado até que houve a separação com a constituição de 1988 separando Goiás em dois e nós o Norte goiano ficamos aí com as belíssimo estado que é o Tocantins e agora é só homenagem a sede do poder executivo passando a se chamar Palácio Araguaia governador José Wilson Siqueira Campos.