A candidata pelo PDT é professora, fisioterapeuta, foi vereadora por dois mandatos e ex-secretária Municipal de Direitos Humanos. Suas principais bandeiras são o combate à violência, inclusão, saúde, educação, empreendedorismo, cultura e sustentabilidade.
Dra. Cristina foi um dos nomes mais cotados durante a janela partidária devido ao seu histórico de trabalho e atuação em Goiânia e na região metropolitana. Com a sua chegada ao PDT, o partido aposta em eleger duas deputadas federais nas eleições deste ano. Cristina Lopes Afonso, conhecida popularmente por Dra. Cristina, nasceu em Cianorte, no Paraná, mas renasceu em Goiânia desde que teve 85% do seu corpo queimado pelo ex-namorado. Sobrevivente, Cristina lutou pela condenação do seu agressor e decidiu transformar a sua dor em propósito, compromisso e dedicação às pessoas. Desde então, tornou-se fisioterapeuta, especialista em queimaduras, e encontrou na política uma forma de ajudar ainda mais pessoas.
Eleita em Goiânia, com 6.080 votos, e reeleita em 2016, com 9.114 votos, Dra Cristina foi uma das vereadoras mais atuantes da capital. Após disputar as eleições municipais, ocupou o cargo de Secretária de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas de Goiânia e esteve à frente de importantes projetos. A saída do cargo foi justamente para se candidatar ao cargo de Deputada Federal.
“Assumi esse desafio, pois sei que estou pronta para representar Goiás em Brasília. A minha trajetória pessoal, profissional e política é uma base para que a população conheça e se identifique com a política representativa que estamos construindo”, afirma a candidata. O slogan da sua campanha é “Gente que representa gente”, por conta da sua aproximação com diversas causas sociais e indenitárias. Dra. Cristina pontua ainda que seus compromissos para o Congresso Nacional são: os direitos das meninas e mulheres; o combate à violência, especialmente a de gênero; a inclusão, diversidade e equidade; a saúde integral; a educação, cultura, arte e turismo; a economia criativa, empreendedorismo e reindustrialização; e o desenvolvimento sustentável.
Resumo das propostas
Combate à violência de gênero A violência contra meninas e mulheres se apresenta como uma questão prioritária no Brasil. Os dados apontam um cenário cada vez mais alarmante, exigindo o reforço da atual legislação e fortalecendo a sua aplicação. Além disso, o trabalho será voltado para a criação de políticas públicas de prevenção mais eficazes. Acessibilidade e Inclusão Todas as pessoas têm direito à autonomia. Por isso, é a partir dela que o mandato trabalhará pelo acesso de pessoas com deficiência à cultura, ao esporte, ao lazer e à cidade: direitos inerentes à qualquer pessoa. O horizonte do respeito e da dignidade às pessoas com deficiência será possível a partir de instrumentos capazes de viabilizar espaços, iniciativas e políticas mais inclusivas.
Educação
A educação é a base para uma sociedade mais justa e desenvolvida. Dra Cristina é professora, conhece de perto os desafios da área e defende a valorização dos profissionais, o apoio às Universidades e Institutos Federais, o incentivo à pesquisa e a oferta da educação técnico-profissional como pontos centrais para o avanço da educação no Brasil.
Alimentação e Fome
A fome é urgente. Sabendo que a Agricultura Familiar no Brasil é responsável por mais de 70% dos alimentos que consumimos, Dra Cristina pretende fortalecer e incentivar a produção dessa parcela dos produtores, trabalhando por políticas de crédito, de criação de mercados curtos e de mais incentivo ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Além disso, propõe a criação de mais restaurantes populares, e uma política de estado para a distribuição de renda.
Igualdade Racial
Dra Cristina acredita e segue a máxima de Angela Davis: “não basta não ser racista, é preciso ser antirracista”. Nesse sentido, sua atuação será ampla, de acordo com a complexidade da sociedade brasileira, tendo como foco a criação e o fomento das políticas de combate ao racismo e todas as formas de discriminação.
Sustentabilidade
Não existe desenvolvimento sustentável sem pensarmos em todas as suas dimensões: sociais, culturais, econômicas e ambientais. O mandato da Dra Cristina será norteado pelas ODS da ONU, que priorizam a conservação ambiental, a filosofia do lixo zero, a agricultura sustentável e uma série de outras demandas que unem o desenvolvimento com o respeito ao meio ambiente.
Cultura e arte
Dra. Cristina entende que Cultura e Arte são instrumentos chaves para o desenvolvimento humano e a transformação social, inclusive como um processo de combate às violências, sejam elas de qualquer natureza. Assim, propõe uma agenda periódica com os artistas, produtores e trabalhadores da cultura. Acredita no incentivo e no fomento à cultura e entende a necessidade de organização e promoção do artesanato brasileiro.
Criança e Adolescente
Pensar na infância e adolescência é pensar no futuro de Goiás e do Brasil. Como Deputada Federal, Dra Cristina vai trabalhar para fomentar políticas públicas de educação, segurança, lazer, profissionalização e cultura para crianças e adolescentes.
Economia Criativa e Empreendedorismo
Os negócios “sobreviveram” em meio à pandemia, mas muito ainda precisa ser feito a favor da economia criativa e do empreendedorismo. Por isso, Dra Cristina irá trabalhar pelo setor de bares e restaurantes, buscando diminuir as burocracias, ampliar a segurança para os empreendimentos e facilitar a abertura de empregos.
Comunidade LGBTQIA+
O Brasil é o país que mais mata a população LGBTQIA+ no mundo. Esse ciclo de violência impacta toda a sociedade e precisa ser combatido. Como deputada federal, Dra Cristina irá propor e incentivar políticas de acolhimento, segurança, dignidade e autonomia, pensando em estratégias e leis mais rígidas.
Maternidade, gestação e parto
Uma assistência digna, acessível e respeitosa em todo o processo gestacional, do parto e do puerpério são direitos inalienáveis de mulheres, pessoas gestantes e bebês. Nossas propostas caminham lado a lado do posicionamento da Federação de Doulas do Brasil, que luta diariamente pela assistência digna ao parto e nascimento.
Turismo
Pensar em desenvolvimento sustentável, social e econômico, também é pensar em turismo. Dra Cristina vai trabalhar para fortalecer as políticas públicas de incentivo e apoio às regiões e municípios turísticos, englobando os diferentes atores que promovem o turismo em Goiás e no Brasil.
Causa Animal
Ampliar o atendimento público e gratuito de animais, propondo a criação e adequação de espaços já existentes para atender a população. Trabalhar contra os maus-tratos e o abandono, incentivando e promovendo organizações que trabalham com acolhimento e práticas responsáveis de adoção. O compromisso de Dra. Cristina é defender e proteger a saúde dos animais, garantindo seu bem-estar e prevenindo agravos à saúde pública e ao meio ambiente.
Dra Cristina Deputada Federal pelo PDT 1234
Acompanhe suas redes sociais e conheça suas propostas e trajetória de vida. Clique nos links, pois são confiáveis. Facebook Instagram Youtube Twitter
Jornal O², os dois lados da história, os 7 Deputados Federais mais falados de Goiás.