Nessa quinta feira, 11 de agosto de 2022, teremos a última superlua do ano. Isso significa que o satélite natural estará mais visível e brilhante nesse dia. Poderá ser observada de qualquer lugar do mundo onde o céu esteja limpo, principalmente Goiânia que está localizada no Centro do planeta Terra. Vamos aproveitar o ápice do ângulo mais próximo de observação a olho nu sobre a lua.
Apague as luzes da cidade que a lua estará linda em 11 de setembro. Quando ela está cheia, brilha no horizonte com abundância e esplendor. Essa fase nos convida a expandir e reluzir, assim como a lua. Ela nos ensina que nos momentos de escuridão que pode surgir a nossa oportunidade de brilhar.
Os eventos celestes do calendário astronômico são imperdíveis e devem ser acompanhados de forma cotidiana nas nossas vidas e inseridos na nossa cultura regional.
Em Goiânia Goiás não deveria ser diferente muito pelo contrário, nossa capital possui pontos privilegiados por estarmos no centro-oeste, à rota ideal da queda de meteoritos, da observação de estrelas e planetas.
O Jornal O2 faz questão de divulgar esses eventos do céu, Embora esta seja a última superlua do ano, há também alguns outros avistamentos que podem ser capturados em agosto.
Amadores, fotógrafos, turistas artistas e comunidade em geral têm seguindo ao encontro das estrelas na agenda do espetáculo da dança orbital celeste vamos resgatar nossa cultura com encontros que fortalecem o interesse em admirar esses espetáculos extraordinários gratuitos acima de nossas cabeças ao céu despertar o sentimento de união humildade, moral, virtude e reforçar nosso caráter a fim que somos apenas um grão de areia de poeira perto da grandiosidade desse universo.
De acordo com NASA, uma lua gigante “Isso ocorre quando a órbita da lua está o mais próximo possível da Terra ao mesmo tempo em que a lua está cheia.”.
Já que lua aparecerá mais brilhante do que o normal durante a última superlua do ano em 11 de agosto então, como altera para nós na Terra?
Tem sido propostas diferentes para explicar a origem da lua. Alguns acreditam que a lua e a Terra se formaram na mesma época e na mesma zona do Sistema Solar primitivo ou que a lua se separou da Terra quando ainda estava jovem e seus materiais não estavam solidificados. Ou que há uns 4,5 bilhões de anos um corpo grande ter impactado com a Terra primitiva e o choque expulsou ao espaço uma mistura que ao se atrair mutuamente teria formado a lua. Talvez essa última explicação seja melhor, pois consegue explicar à orientação da órbita lunar, as forças da maré que são guiadas pela rotação lunar, as estações do ano. Assim como a lua, nossas vidas são resumidas também a fases.
Portanto a observação continuada da lua durante várias semanas permite concluir que seu aspecto variável e suas fases produzem grande influência em nós aqui na Terra seja na colheita na agricultura nos sentimentos nas atitudes e até em relação ao sono. A influência da Lua em nossas vidas é maior do que possamos imaginar e essa variação determina altos e baixos na nossa vida cotidiana.
Fases da lua para cortar o cabelo ou para negócios.
Lua Nova: fortalecimento e mudanças.
Lua Crescente: crescimento.
Lua Cheia: mais volume e brilho.
Lua Minguante: menos volume e crescimento.